O jornalista Victor Barone lança neste sábado (7) seu terceiro livro no campo da poesia. Em “Todo Poema Dito”, Barone inova ao unir literatura e audiovisual, transformando poemas em experiências multissensoriais. O livro, em formato e-book, serve de plataforma para 50 poemas criados entre 2019 e 2024, que foram performados em vídeo pela teatróloga, cineasta e escritora Ligia Tristão Prieto e pelo poeta e agente cultural Vini Willyan.
Com direção de Prieto e captação de Jéssica Santos, os vídeos demonstram como a união da poesia escrita com produções audiovisuais pode ampliar os horizontes da expressão poética, tornando-a mais acessível e envolvente para diversos públicos. A partir deste sábado, os vídeo-poemas serão postados, um por dia, nos canais do livro no Instagram e no YouTube, para que sejam percebidos pelo leitor.
“Este encontro não é apenas uma extensão do texto original, mas uma metamorfose que o enriquece com camadas de significado que, de outra forma, poderiam permanecer latentes”, afirma Barone. A voz humana carrega uma textura que dá vida às palavras: o ritmo, a entonação e o timbre ressoam com a singularidade de quem recita, tornando o poema dinâmico e pulsante.
Além da voz, a performance poética utiliza o corpo como veículo expressivo. Gestos, expressões faciais e movimentos dialogam com o texto, expandindo seu alcance semântico. “O corpo amplifica e reinterpreta o que está implícito na palavra”, explica Ligia.
A luz, a sombra, a música e os sons criam atmosferas que moldam a recepção do poema. “O enquadramento visual de um rosto que recita pode sugerir uma proximidade ou um distanciamento emocional que ressoa com o conteúdo do texto”, sublinha Jéssica.
Este diálogo entre texto, som e imagem transforma o poema em uma experiência multissensorial. “O espectador não apenas lê, mas sente e testemunha, imergindo em uma vivência que combina o intelectual com o físico, o emocional com o visual”, reflete Vini.
“Todo Poema Dito” tem prefácio do premiado poeta sul-mato-grossense Fábio Gondim. Segundo ele, o livro é “um inventário de chagas abertas”, onde Barone derrama “tentativas talvez vãs de fazer cicatriz utilizando-se de um poema-unguento aqui e acolá”.
O Autor
Victor Barone, carioca radicado em Campo Grande (MS) desde 2000, é jornalista e professor. Lançou seu primeiro livro, “Outros Sentidos”, em 2009, e “Poemas de Amor e Fúria” em 2019. Atuante na cena poética sul-mato-grossense, Barone idealizou o projeto Poema na Quarentena, que levou poesia a milhares de pessoas durante a pandemia por meio de vídeo-poemas nas redes sociais.
Serviço
“Todo Poema Dito” está disponível em formato e-book pela Amazon e em formato físico direto com o autor (Whatsapp: 67 98113-1292). Quem adquirir o novo livro recebe também “Poemas de Amor e Fúria”. Os vídeos poderão ser acessados pelas redes sociais do livro no Instagram e no YouTube.
- Amazon: Todo Poema Dito
- YouTube: Todo Poema Dito
- Instagram: Todo Poema Dito