Os moradores de Campo Grande agora contam com uma nova forma de solicitar serviços de poda e remoção de árvores, com a implementação de um sistema digital que promete facilitar o acesso, agilizar os atendimentos e tornar os processos mais transparentes.
A novidade foi anunciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES), que disponibilizou canais on-line para os pedidos. A opção presencial continua ativa, mas a digitalização chega como parte da proposta de modernização dos serviços públicos municipais.
“Começamos uma nova etapa no nosso compromisso com a modernização dos serviços públicos. A medida possibilita mais agilidade, transparência e praticidade para o cidadão e ainda contribui para uma gestão mais eficiente, aproximando o poder público da população”, destacou a secretária-adjunta da SEMADES, Vera Bacchi.
Como solicitar o serviço?
A forma de encaminhar o pedido depende da localização da árvore:
Árvores em calçadas (passeio público):
Para solicitar a poda ou remoção, é necessário enviar um e-mail para arvorecg@gmail.com com os seguintes documentos anexos:
- Requerimento de Poda e/ou Supressão de Árvore preenchido e assinado (disponível em: link do requerimento);
- Cópia do CPF do proprietário ou representante legal;
- Cópia do IPTU ou Ficha Imobiliária;
- Foto da árvore que permita sua identificação.
Árvores dentro do imóvel (área particular):
As orientações, formulários e exigências específicas estão disponíveis no portal da SEMADES:
Informações para imóveis particulares
Caso o pedido esteja relacionado a obras no local, os detalhes estão no link:
Podas e remoções para obras
Atendimento presencial
Quem preferir o atendimento presencial pode comparecer ao setor de arborização, no 2º andar do prédio anexo da Central de Atendimento ao Cidadão, localizado na Rua Marechal Rondon, 2655 — em frente à Maternidade Cândido Mariano.
É necessário apresentar:
- Requerimento preenchido;
- Cópia do CPF do solicitante;
- Cópia do IPTU ou Ficha Imobiliária.
Vale lembrar que, quando a árvore está dentro do imóvel, a poda ou remoção deve ser executada pelo proprietário, após autorização, e pode envolver medidas compensatórias.
Já nos casos de árvores localizadas em áreas públicas que apresentem riscos à população, como praças e canteiros, o procedimento também pode ser feito por e-mail, com envio do requerimento, cópia do CPF e foto da árvore.
Com a digitalização, a Prefeitura espera tornar o processo mais acessível, eficiente e integrado à rotina dos cidadãos.