A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da coordenadoria de Imunização, iniciou nesta segunda-feira (14) uma campanha de intensificação da vacinação nas Unidades Educacionais de Internação (UNEIs) de Mato Grosso do Sul. A ação, que vai até o dia 18 de outubro, tem como objetivo garantir que adolescentes em regime de internação ou medidas socioeducativas privativas de liberdade recebam as vacinas previstas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Atualmente, o estado conta com nove UNEIs, distribuídas em cinco municípios: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã. A campanha de vacinação será realizada em todas essas unidades.
A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, destacou que a estratégia será realizada de maneira intersetorial, contando com a colaboração das equipes estaduais e municipais de imunização, além da Gerência de Atenção à Saúde do Adolescente e da Superintendência de Medidas Socioeducativas.
“O nosso objetivo é garantir que esses adolescentes tenham pleno acesso à saúde, com vacinas que os protejam contra doenças imunopreveníveis, fortalecendo assim o direito à saúde de todos, especialmente de uma população vulnerável como a dos jovens privados de liberdade”, afirmou Ana Paula.
Durante a campanha, serão oferecidos imunizantes contra HPV, difteria e tétano (dT), influenza, meningite, tríplice viral, dengue, raiva, hepatites A e B, febre amarela e Covid-19, de acordo com o calendário vacinal para a faixa etária dos adolescentes.
A campanha busca resgatar a cobertura vacinal desses jovens, garantindo que estejam protegidos contra doenças evitáveis por meio de vacinas, e promovendo uma estratégia equitativa de saúde pública voltada para adolescentes em regime de internação.