Uma parceria entre o Senai e a Energisa resultou na formação de uma turma exclusiva de mulheres eletricistas, com cerimônia realizada nesta sexta-feira (29/11), na Faculdade Senai de Campo Grande. Na ocasião, 14 alunas receberam seus certificados e a oportunidade de iniciar uma carreira em uma função historicamente dominada por homens.
Para o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a formatura de uma turma de mulheres representa um marco significativo para a indústria, a educação profissional e, principalmente, para as participantes envolvidas. “Para mim, é um grande orgulho poder participar de novas oportunidades e chances de desenvolver a sociedade de maneira geral. Espero que elas continuem se aperfeiçoando para se tornarem profissionais ainda melhores e crescerem na carreira.”
O diretor-presidente da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, destacou que a formatura representa o início da superação de um grande desafio da concessionária. “A Energisa é uma empresa extremamente inclusiva. Temos mulheres em todos os setores e faltava exatamente a presença delas no setor de eletricistas, na nossa turma de campo. Eu fico muito feliz, porque há muito tempo queríamos montar este time.”
Lisiane Gois Rodrigues do Santos, estudante de engenharia elétrica, encarou o curso como mais uma etapa para crescer profissionalmente. “Eu sou formada em logística e é uma área bem masculina também. Então, é um novo desafio para mim. Eram muitas inscritas, foi uma seleção bem difícil, mas eu consegui e, melhor ainda, terminei. Agregou bastante com a faculdade e é uma carreira a ser seguida. Estou feliz por isso,” celebrou Lisiane.
As alunas selecionadas pela Energisa passaram por quatro formações no curso de eletricista de rede de distribuição, entre 17 de julho e 21 de novembro de 2024. A formação incluiu as seguintes etapas: NR35 (8h), NR10 (40h), NR10 SEP (40h) e uma qualificação de Eletricista de Redes de Distribuição (350h).
Impacto da Iniciativa
A iniciativa tem um impacto profundo em diversos níveis: para as alunas, pelo desenvolvimento de novas habilidades, quebra de barreiras sociais e networking; para a concessionária de energia, pela qualificação de futuros profissionais, e pela diversidade e inclusão; para o Senai, pelo cumprimento da missão de formar mão de obra qualificada para a indústria e por ser referência em diversidade; e para a sociedade, pela valorização da educação profissional e pelo avanço na igualdade de gênero.
Formandas:
- Ana Paula Souza Sales
- Cryslaine Matos Gonzales
- Cynthia Grasiele Moura Cavalcante
- Eloisa Santos Araujo
- Gisela Mattos de Oliveira
- Graziela Vicente Nantes
- Jéssica Aguero Ferreira
- Lisiane Gois Rodrigues do Santos
- Michelle Ferreira de Oliveira
- Naiana Gonçalves Botelho
- Poliana Geraldo Ferreira
- Thais Souza Oliveira
- Vanessa Angelika Assis Mendoza
- Vanessa Nathalia Reis de Souza
A formatura das novas eletricistas é um passo importante para a promoção da igualdade de gênero no mercado de trabalho, especialmente em áreas predominantemente masculinas, e reflete o compromisso do Senai e da Energisa com a inclusão e a diversidade.