No próximo domingo (6), o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos está proibido em 13 municípios de Mato Grosso do Sul durante as eleições. A medida, baseada em portaria padrão da Justiça Eleitoral, visa garantir a ordem e a tranquilidade no dia da votação.
A decisão, que se aplica a bares, restaurantes, conveniências, lanchonetes, trailers, hotéis e estabelecimentos similares, varia de acordo com a cidade. Em Terenos, por exemplo, a proibição teve início à meia-noite de domingo. Já em Guia Lopes da Laguna e Jardim, a restrição começou às 23h do sábado (5) e se estendeu até as 16h do dia da eleição. Em Naviraí, o consumo foi limitado das 3h às 16h.
Os infratores que descumprirem a ordem poderão ser processados por desobediência. O juiz Eduardo Lacerda Trevisan, responsável pela decisão em Naviraí, ressaltou que o consumo de álcool costuma gerar transtornos que podem prejudicar o bom andamento dos trabalhos eleitorais. Ele ainda destacou que a proibição em eleições anteriores mostrou-se eficaz para manter a ordem pública.
Os municípios que aderiram à determinação são: Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Ribas do Rio Pardo, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Tacuru, Terenos, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Maracaju, Anastácio, Aquidauana, São Gabriel do Oeste, Água Clara, Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Sidrolândia, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Coxim e Bela Vista.