A produção industrial em Mato Grosso do Sul registrou melhora pelo segundo mês consecutivo, conforme dados da Sondagem Industrial do Observatório da Indústria, da Fiems. Em julho, 82% das empresas industriais relataram que a produção foi superior ou, no mínimo, igual à de junho, representando um aumento de 3 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.
No que diz respeito à utilização da capacidade instalada, 75% dos empresários afirmaram que ela esteve igual ou acima do usual para o mês de julho. A utilização média da capacidade total de produção fechou o mês em 73%.
O índice de confiança dos empresários também apresentou avanço, atingindo 56,6 pontos, o que demonstra um otimismo contínuo, especialmente em relação às expectativas para os próximos seis meses.
Também houve crescimento no índice de intenção de investimento que encerrou o mês em 65,2 pontos, sinalizando que o empresário industrial sul-mato-grossense se mantém disposto a investir, com 65% dos respondentes indicando que pretendem realizar novos aportes em suas empresas.
Considerando os próximos seis meses, 59% dos participantes disseram que a demanda por seus produtos deve ficar estável, enquanto 32% acreditam que deva aumentar.
Em relação à quantidade de funcionários, o quadro total deve permanecer o mesmo para 74% dos respondentes, já 22% esperam elevar o número de colaboradores no intervalo considerado.
Quanto à compra de matérias-primas, 54% disseram que o volume deve ser o mesmo nos próximos seis meses, enquanto 37% pretendem aumentar as aquisições nesse período.
A Sondagem Industrial ouviu, entre dos dias 1° e 9 de agosto, 65 empresas de Mato Grosso do Sul dos seguintes segmentos: produtos alimentícios, produtos de metal, produtos de material plástico, produtos de minerais não metálicos, químicos, produtos de borracha, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, máquinas e equipamentos, extração de minerais não metálicos, produtos têxteis, confecção de artigos do vestuário e acessórios, calçados, produtos de madeira, biocombustíveis, atividades de apoio à extração de minerais, bebidas, couros e artefatos de couro, impressão e reprodução de gravações, produtos de limpeza e higiene pessoal, produtos farmoquímicos e farmacêuticos, reboques e carrocerias, móveis e produtos diversos.