De 26 a 28 de março, a equipe do Procon Mato Grosso do Sul esteve presente na 35ª reunião do SNDC (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor), realizada em Vitória, Espírito Santo. O encontro reuniu representantes de órgãos de proteção ao consumidor de todo o país, promovendo troca de experiências e discussões sobre inovações no setor.
Temas como o aprimoramento das plataformas ProConsumidor e Consumidor.gov.br, prevenção ao superendividamento, segurança de produtos, rotulagem e combate à propaganda enganosa estiveram no centro das discussões. Além disso, foram disponibilizadas versões acessíveis do Código de Defesa do Consumidor.
Angelo Motti, secretário-executivo do Procon-MS, destacou a importância de estreitar laços institucionais e conhecer ações realizadas por outros estados na defesa dos consumidores. A equipe da instituição, vinculada à Sead, contou com a presença de Carla Cardoso Nunes da Cunha, procuradora do Estado, e Rosimeire Cecília da Costa, presidente do Concen.
Durante a abertura, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, alertou para os riscos do superendividamento, especialmente em apostas esportivas, destacando a gravidade do vício em jogos. A reunião, promovida pela Senacon em parceria com o Procon-ES, também foi transmitida ao vivo, ampliando o alcance das discussões.