A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), promove neste mês de novembro, ações alusivas à campanha do Novembro Negro, mês que visa evidenciar a luta da sociedade contra o racismo, o preconceito, discriminação e desigualdades raciais. Os eventos são organizados pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CPPIR).
No Brasil e no mundo, existem várias datas que marcam a trajetória das pessoas negras como parte de seus contextos históricos. A data do dia 20 de novembro é a mais lembrada no contexto nacional, sendo, inclusive, feriado. Logo, trata-se de um momento importante para as empresas trazerem à tona a questão da igualdade racial por meio de ações para o Dia da Consciência Negra.
Segundo o IBGE, as pessoas negras representam a maior parte dos trabalhadores e trabalhadoras desocupados (64,2%) ou subutilizados — subocupados por insuficiência de horas e força de trabalho potencial — (66,1%) no país. Além disso, a informalidade atinge 47,3% das pessoas pretas e pardas no Brasil.
As ações realizadas pela SDHU terão apresentações culturais, dança afro e cigana, entrega de informativos e fóruns com a participação de membros do Conselho Municipal dos Direitos do Negro (CMDN), com palestras e debates sobre o combate ao racismo, desenvolvidas pela CPPIR.
A Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CPPIR) é uma unidade da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU) de Campo Grande, que promove constantemente ações para reconhecer e dar visibilidade a pessoas que contribuem para o enfrentamento do racismo
Confira a programação:
Evento: Celebração alusiva ao Novembro Negro
Data: 19 de novembro
Horário: 14h
Local: Rua 14 de Julho com Afonso Pena
Evento: Blitz Educativa
Data: 29.11.2024
Horário: 14h
Local: Shopping Bosque dos Ipês