Pequenos produtores, assentados, indígenas, prefeitos, vereadores e interessados na agroindústria participaram nesta segunda-feira (11) da Oficina sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), realizada no Sindicato Rural de Campo Grande em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) com o apoio da Prefeitura d Capital via Sidagro.
O evento visa valorizar a produção regional e apoiar pequenos produtores, abrindo novas oportunidades comerciais para a cidade. Também foi um momento para troca de experiências entre produtores que já tem o SIM e está em transição para o SISBI-POA.
Presente na abertura do mercado genro, a prefeita Adriane Lopes (PP) enfatizou a importância da certificação para os produtores locais e o fortalecimento da economia regional. “Campo Grande há muito tempo espera por este momento. Precisamos dessa certificação para expandir nossos produtos e conquistar novos mercados, não apenas no Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil e, futuramente, nos países vizinhos da América do Sul. Com a Rota Bioceânica, nossa capital se prepara para enfrentar novos desafios e, em dois anos, estará pronta para aproveitar as oportunidades trazidas por essa rota”, afirmou Adriane.
O secretário titular da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Júnior, também participou da cerimônia e destacou a relevância da oficina para o setor agroindustrial. “Esta iniciativa é fundamental para orientar e capacitar as agroindústrias sobre os requisitos técnicos do SISBI-POA. A certificação é obrigatória para empresas que desejam comercializar produtos como carnes, leite, pescados, ovos e mel em todo o território nacional”, explicou o secretário, que também agradeceu a parceria de todos os municípios do Consórcio, além dos órgãos de fiscalização e vigilância que estão empenhados em auxiliar na certificação.
Atualmente, 83 empresas já possuem a certificação SISBI-POA, enquanto 131 estão em processo de inscrição. No entanto, ainda existem cerca de 2.300 empresas que podem se qualificar. “A adesão ao SISBI-POA significa abrir portas para novos mercados e valorizar nossos produtos em todo o Brasil”, ressaltou Adriane Lopes.
A prefeita elogiou o trabalho da equipe técnica do consórcio, que, junto com os municípios de Terenos, Sidrolândia, Jaraguari e Dois Irmãos do Buriti, representa um marco significativo para a expansão das oportunidades no estado.
“Sabemos que os desafios são grandes, mas, com a parceria do consórcio central e o apoio das entidades e lideranças presentes, estamos prontos para avançar e consolidar a qualidade do que estamos fazendo. Essa oficina representa mais que uma capacitação; é uma porta aberta para novos empreendimentos e para o crescimento sustentável de nossa cidade e estado”, concluiu a prefeita.
“Com a parceria do MAPA e a integração ao sistema SISBI-POA, Campo Grande se posiciona para se tornar um importante polo no comércio de produtos de origem animal, elevando sua competitividade e promovendo o desenvolvimento sustentável. Além é claro, de gerar emprego e renda alimentando a roda da economia”, destacou Silva Júnior.