O grupo “As Vencedoras”, fundado em 2021 por Vera Lu, uma paciente oncológica que está em remissão há dois anos, realizará uma blitz informativa no próximo sábado, 5 de outubro, na Rua Sipe Calarge com a Quintino Bocaiuva, a partir das 8h30. Com quase 70 participantes, o grupo se tornou um importante espaço de apoio, troca de informações e ajuda financeira para mulheres que enfrentam o câncer.
A iniciativa surge da experiência de Vera, que, durante suas consultas e exames, conheceu outras mulheres passando por tratamentos semelhantes. Através desse contato, elas criaram uma rede de solidariedade e apoio mútuo, destacando a importância do acompanhamento e da prevenção. Vera, que não faz mais uso de medicações e apenas acompanha seu estado de saúde, simboliza uma grande vitória e esperança para as demais integrantes.
Uma das participantes do grupo, Lidiane Aparecida da Silva, explicou ao jornal A Onça, que durante a blitz, os membros do grupo distribuirão flyers informativos e pequenos mimos, ressaltando a relevância da detecção precoce e do acompanhamento regular. “O tempo é precioso. Qualquer alteração que sentimos em nossos corpos deve ser investigada. O toque na mama no chuveiro é um movimento simples, mas essencial para a identificação precoce de alterações”, afirma Lidiane.
O grupo é diverso e conta com esteticistas, empresárias, vendedoras, motoristas de aplicativo, entre outras mulheres que estão em tratamento ou apoio às que enfrentam a doença. Além da blitz, “As Vencedoras” mantém um perfil ativo no Instagram, onde compartilham informações e experiências sobre o câncer e a importância da prevenção.
A ação é uma oportunidade para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de cuidados com a saúde e a importância do suporte mútuo na luta contra o câncer. “Estamos aqui para mostrar que, juntas, somos mais fortes e que a informação é uma ferramenta poderosa na prevenção”, conclui Lidiane.