Em um encontro sonoro que promove o diálogo entre culturas e reforça o protagonismo indígena na música de concerto contemporânea, a Orquestra Indígena do Mato Grosso do Sul realiza uma apresentação especial nesta quarta-feira (16), às 20h, no Teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), em Campo Grande. A entrada é gratuita.
O concerto é uma etapa fundamental do processo criativo do espetáculo “Arapy Aguasu – Sinfonia entre Dois Mundos”, obra idealizada por Eduardo Martinelli (Brasil) e Norberto Cruz (Ilha da Madeira – Portugal), que será levada em turnê por Portugal e Espanha no segundo semestre de 2025.
Com realização da República Portuguesa, por meio de seu Ministério da Cultura (DGArtes), do Governo Federal via Lei Rouanet, e da Fundação Ueze Elias Zahran, o projeto também conta com produção da ABM-Madeira (Portugal), Instituto Amigos do Coração (Brasil) e Miradouro Cultural (Portugal).
A iniciativa tem apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura (FCMS) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), além do Governo Regional da Madeira.
A apresentação reúne a Orquestra Indígena com músicos da Ilha da Madeira em uma fusão inédita entre ritmos ancestrais brasileiros e a tradição musical portuguesa. Inspirado pelas “Marés” e pela “Mata”, o espetáculo representa as correntes marítimas que, historicamente, conectaram os dois territórios, valorizando os recursos naturais e culturais tanto da Madeira quanto do Mato Grosso do Sul.
Fruto de vivências coletivas e imersões artísticas, o projeto une histórias, memórias e tradições sonoras dos dois continentes. Mais do que uma performance musical, o espetáculo busca valorizar a cultura indígena e ressaltar o poder do intercâmbio cultural como ferramenta de transformação social e fortalecimento da identidade.
O concerto também integra as celebrações do bicentenário do Tratado do Rio de Janeiro, firmado em 1825, que selou a paz e a amizade entre Brasil e Portugal após a independência. Nesse contexto, a música torna-se ponte simbólica entre os dois povos.
Agenda de apresentações:
- 16 de abril – Teatro Aracy Balabanian (Campo Grande – MS), às 20h – Entrada gratuita
- 31 de maio – Memorial da América Latina (São Paulo – SP), às 20h
- 20 a 31 de agosto – Concertos na Ilha da Madeira e em Lisboa (Portugal)
- 2 a 7 de setembro – Concertos em Barcelona (Espanha)