A Receita Federal, em uma operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Polícia Militar, apreendeu cerca de 2 toneladas de mercadorias irregulares, incluindo alimentos, cigarros e 19 fetos de lhama taxidermizados, em Corumbá. A ação ocorreu na quarta-feira (9).
Durante a operação, agentes da PRF abordaram um ônibus clandestino com destino a São Paulo no Posto de Fiscalização Guaicurus, na BR-262. Após a abordagem, a PRF comunicou a Receita Federal de Corumbá, que, com o apoio da PM, levou o ônibus para o posto de fiscalização Esdras, na fronteira com Corumbá.
Na fiscalização dos passageiros, bagagens e do ônibus, realizada em colaboração com agentes do Ministério da Agricultura, constatou-se a presença de contrabando de cerca de 2 toneladas de alimentos e outras mercadorias, incluindo cigarros e materiais de embalagem.
Em relação aos fetos de lhama, esta foi a quarta grande apreensão do ano, totalizando 19 fetos taxidermizados, cujo valor comercial é estimado em R$ 500 cada. Investigações anteriores indicam que essas lhamas empalhadas são vítimas de abortos planejados, realizados com a intenção de comercializá-las para rituais religiosos.
A Receita Federal destacou a importância de combater o comércio irregular de mercadorias que entram no país, pois isso prejudica o comércio legal e a sociedade, uma vez que esses produtos escapam ao controle de procedência. Além disso, os alimentos apreendidos levantam preocupações quanto à regularidade fitossanitária, já que não há garantias sobre sua qualidade. As mercadorias seriam revendidas em São Paulo, conforme reportado pelo site Diário Corumbaense.