Na manhã desta terça-feira (10), o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Uberaba/MG, em conjunto com as Polícias Militar e Penal de Minas Gerais e a Polícia Rodoviária Federal, deflagrou a operação “Chave na Mão”. A ação visa cumprir Mandados de Prisão (MP), Mandados de Busca e Apreensão (MBA) e sequestro/arresto de bens em desfavor de uma organização criminosa especializada em desvio de cargas.
A operação tem como objetivo desmantelar uma rede criminosa que, com base em informações privilegiadas, desviava diversas cargas, incluindo placas fotovoltaicas e defensivos agrícolas. Entre os crimes praticados pela organização estão furto mediante fraude, estelionato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, falsificação de documentos e adulteração de sinal identificador de veículos.
Com uma atuação de alcance nacional, a liderança do grupo criminoso estava centrada no Triângulo Mineiro, especialmente em Uberaba/MG. Após quase dois anos de investigação, foram emitidos 19 mandados de prisão e 57 mandados de busca e apreensão, abrangendo várias unidades federativas.
As medidas cautelares foram autorizadas pelo Juiz da 2ª Vara Criminal de Uberaba/MG. Os materiais e objetos apreendidos serão encaminhados ao Ministério Público.
A operação contou com o apoio das unidades da 5ª, 9ª e 18ª RPM/PMMG, da Superintendência de Informação e Inteligência, da 5ª Diretoria Regional de Polícia Penal e das unidades operacionais da Polícia Rodoviária Federal em MG, GO, MS e SP. Além disso, participaram o Núcleo de Operações Especiais, o Grupo de Patrulhamento Tático, seções de inteligência e unidades locais de inteligência, assim como os Gaecos de Franca e Campo Grande.