O programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” chega a nove aldeias indígenas de Miranda com a missão de levar dignidade e saúde. A iniciativa realizará, na próxima semana, cirurgias de catarata em 210 indígenas, após triagem e exames realizados dentro das próprias comunidades
No final de setembro, mais de 300 indígenas passaram pela triagem na aldeia Cachoeirinha, onde a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) identificou quem necessitava de cirurgia. As operações serão realizadas no hospital municipal de Miranda nos dias 21, 22 e 23 de outubro.
Severino de Almeida, morador da aldeia Passarinho, foi um dos beneficiados. “Fiz todos os exames e agora é esperar a cirurgia. Com certeza vai melhorar minha vida. O atendimento foi ótimo. Fiquei sabendo da ação do Governo e agora serei um dos beneficiados”, comentou.
Outro paciente, Hugo de Almeida, também celebrou a oportunidade: “Eu precisava muito da cirurgia, e seria muito caro pagar por ela. Graças a essa iniciativa, poderei enxergar melhor.”
Marta Madalena, da aldeia Moreira, também destacou a importância do projeto: “Fui avisada em casa pelos profissionais de saúde, e agora tenho esperança de voltar a enxergar bem. Fiz o exame e só falta a cirurgia.”
Fernando Jorge, da aldeia Passarinho, elogiou o Governo por levar os atendimentos diretamente para as aldeias. “Esse mutirão é um prêmio, muitos idosos têm problemas de visão e não conseguiriam ir até a cidade. Foram praticamente atendidos em casa.”
O programa, que já realizou mais de 24 mil cirurgias em várias especialidades, visa reduzir a fila de cirurgias eletivas represadas desde a pandemia, levando os procedimentos o mais próximo possível dos pacientes.