Uma mulher de 50 anos, quebrou o silêncio acerca da violência psicológica que viveu em um casamento que durou 29 anos e procurou a delegacia, no final da noite de quarta-feira (12/7), em Campo Grande (MS).
A mulher relatou que do relacionamento com o ex-companheiro de 53 anos tiveram três filhos que são todos maiores de idade e atualmente moram com ele. Apesar de nunca ter sido agredida fisicamente sua existência, vontades, foram sendo oprimidas de tal maneira que ela ficou silenciada e a mercê do ex.
No relato ela descreveu o ex como uma pessoa temperamental e extremamente controladora. Ela cedeu e terminou se “apagando” até chegar ao ponto de adoecer e não ter forças para impedir que ele controlasse tudo em sua vida. Há dois anos ela começou a refletir sobre seu relacionamento enquanto casada e começou a se dar conta que era manipulada.
O casal manteve a conta conjunta apesar dela também trabalhar quem fazia o controle e a gestão do dinheiro era ele. Não era permitido sequer que gastasse o próprio dinheiro advindo de seu trabalho. Não era permitido que nada fosse comprado sem autorização dele. A renda dela é avaliada em mais de cinco salários mínimos.
Em 2016 a mulher adoeceu e passou a receber auxílio doença no valor de R$ 3 mil reais. Em 2015 entrou em um quadro depressivo e inclusive já atentou contra a própria vida por mais de uma vez. O auxílio foi controlado por ele até março de 2023 quando entraram com o processo de divórcio pedido por ele.
Além disso, ela acredita que ele tenta acessar suas contas, rastrear sua localização, isso por conta do irmão dela descobrir em seu notebook um aplicativo de acesso remoto que permitia que ele obtivesse informações do que era realizado no aparelho. A violência psicológica prossegue mesmo estando separados, inclusive durante o processo de divórcio.
Diante da situação ela deseja representar criminalmente contra o autor, solicitando medidas protetivas. O caso foi registrado como violência psicológica contra a mulher.
Você sabe o que é violência psicológica?
Sinais:
– O seu companheiro te causa constrangimento e depois justifica como brincadeira? Isso é violência psicológica.
– Ele controla seu dinheiro, suas roupas, suas palavras, te causa dúvidas sobre sua capacidade? Isso é violência psicológica.
– Ele te chama de louca e te faz pensar que é tudo coisa da sua cabeça e você chega a se perguntar se está enlouquecendo? Isso é violência psicológica.
– Ele desqualifica suas opiniões e te silencia? Isso é violência psicológica.
– Tecer críticas sobre seu jeito, sua aparência, personalidade. Isso é violência psicológica.
O crime de violência psicológica está previsto na Lei 11.340/2006, mais conhecida como Maria da Penha. E aponta a violência psicológica, conduta que cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.
Procure ajuda ligue 180.