O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS) realiza nesta sexta-feira (25), às 19h, uma sessão especial do Cine MIS em homenagem ao cineasta Cândido Alberto da Fonseca, que faleceu na última quarta-feira (23). A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.
Dois documentários dirigidos por Fonseca serão exibidos: Conceição dos Bugres e Sasha Siemel. As obras retratam personalidades ligadas à cultura e à história do Pantanal, região frequentemente abordada pelo cineasta em seus trabalhos.
O documentário Conceição dos Bugres destaca a trajetória da escultora sul-mato-grossense e sua técnica singular de esculpir figuras humanas com instrumentos rudimentares. Já Sasha Siemel narra as aventuras do caçador letão que ficou conhecido por caçar onças com zagaia no antigo Estado de Mato Grosso, além de atuar como fotógrafo e cinegrafista.
A homenagem tem como objetivo relembrar e valorizar o legado de Fonseca, cuja obra é referência na preservação da memória audiovisual sul-mato-grossense. “Seus filmes são registros preciosos da nossa cultura”, afirmou o coordenador do MIS-MS, Marcio Veiga.
A sessão será realizada no 3º andar do Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho”, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, no Centro de Campo Grande.