No próximo sábado (1º/03), será realizada uma Passarinhada na Praça Bosque da Paz para marcar o lançamento da IV edição do Cine Aves, um festival que incentiva a produção audiovisual independente e a observação e conservação das aves de vida livre por meio do cinema. Este ano, o festival aborda o tema “Aves do Cerrado, Chaco e Pantanal”.
Organizado pelo Instituto Mamede e Sonhares Filmes, com recursos da Lei Paulo Gustavo/FCMS, as inscrições para o festival estarão abertas de março a junho, em comemoração ao mês do meio ambiente. Durante o período de inscrição, serão realizadas Passarinhadas do Vem Passarinhar MS, oficinas e bate-papos, especialmente com vencedores das edições anteriores, oferecendo atividades gratuitas e abertas ao público.
A diretora executiva do festival, Simone Mamede, destaca a importância do evento: “Queremos incentivar a observação de aves de vida livre e a produção audiovisual sobre Aves do Cerrado, Chaco e Pantanal”. O festival premiará obras audiovisuais nas categorias profissional e amador, com duração máxima de cinco minutos. A curadora e cineasta Marineti Pinheiro comenta a especificidade do festival: “Pensamos nesse tempo de inscrição para que as pessoas possam filmar as aves ao redor e produzir um material único sobre o ambiente onde vivem”.
Maristela Benites, diretora do Instituto Mamede, ressalta a conexão entre biodiversidade, cultura e arte nas edições anteriores: “Ampliamos o território e o prazo de inscrição para demonstrar a diversidade das aves nesses territórios e aumentar a participação de realizadores”.
Interessados podem seguir as redes sociais do Festival Cine Aves, Instituto Mamede e Sonhares Filmes no Instagram para mais informações. Para participar da Passarinhada no sábado, inscreva-se no link: Formulário de Inscrição