Durante reunião realizada na terça-feira (22), o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, anunciou a construção de um Centro Integrado Sesi Senai no município de Inocência. A iniciativa busca intensificar a qualificação de mão de obra, em resposta às demandas geradas pela instalação da nova fábrica de celulose da Arauco, que está investindo R$ 15 bilhões na região.
O projeto da nova unidade de celulose já mobiliza cerca de 1.200 trabalhadores e, de acordo com Longen, esse número deve saltar para 8.500 no segundo trimestre de 2024, à medida que a fábrica avança em suas operações. “Será uma movimentação intensa, e a Arauco está atenta a isso. A Fiems também está comprometida em oferecer o suporte necessário, principalmente no que se refere à qualificação de trabalhadores”, afirmou Longen.
O Centro Integrado Sesi Senai será fundamental para garantir que os trabalhadores da Arauco e de outras empresas atraídas pela nova fábrica tenham acesso à qualificação profissional. “Já desenvolvemos ações em Inocência, mas agora vamos ampliar ainda mais para atender a todas as demandas do setor industrial na região”, completou Longen.
Além disso, o presidente da Fiems adiantou que discutirá com o Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção de Mato Grosso do Sul) a construção de moradias para os trabalhadores do setor industrial que estarão envolvidos nesse grande projeto.
Carlos Altimiras, presidente da Arauco, destacou a importância da parceria com a Fiems, estabelecida desde 2022, quando a instalação da fábrica foi anunciada. “O encontro foi uma oportunidade de discutir nossas demandas e fortalecer a parceria com a Fiems. Estamos trabalhando juntos pelo desenvolvimento do estado e isso tem sido muito positivo”, afirmou Altimiras.
A fábrica de celulose da Arauco é um dos maiores investimentos recentes em Mato Grosso do Sul e promete impulsionar significativamente a economia local, gerando empregos e atraindo novos negócios para a região.