A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira (24) uma sessão solene em homenagem aos povos indígenas, com a entrega do Prêmio Domingos Veríssimo Marcos. A cerimônia, que reuniu autoridades, representantes de etnias e familiares, destacou a importância da luta histórica dos povos originários e homenageou 39 pessoas que se destacam na promoção da valorização e respeito às comunidades indígenas.
Entre os homenageados pelo vereador Landmark Rios, estiveram Denilson Gregório e José Carlos Pacheco, nomes de forte atuação em Campo Grande.
Denilson Gregório, cacique da Aldeia Urbana Jardim Aeroporto, foi reconhecido pelo seu trabalho comunitário e representatividade. Nascido na Aldeia Bananal, em Taunay, o líder celebrou a honraria como um símbolo de visibilidade para todos os indígenas da Capital.
“É importante lembrar que nós, povos originários, existimos. Essa homenagem é não só pra mim e minha família, mas também para todos os nossos irmãos indígenas”, afirmou Denilson.
Já José Carlos Pacheco, indígena da etnia Terena, é presidente da Atims (Associação dos Trabalhadores Indígenas de MS) e conselheiro do CMDDI (Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas). Sua atuação é voltada para a defesa de direitos trabalhistas e o combate ao trabalho análogo à escravidão.
“É um momento único e importantíssimo para a sociedade reconhecer o trabalho desenvolvido pelos indígenas. Essa homenagem é pra mim, pra minha família e por tudo que temos feito ao longo dos anos”, destacou Pacheco.
Autor da proposta e integrante da Comissão Permanente das Causas Indígenas, o vereador Landmark Rios reforçou o compromisso do Legislativo com a causa indígena:
“Essa homenagem é o mínimo diante da grandeza da luta de cada um. Campo Grande precisa reconhecer e respeitar o papel dos povos originários na formação da nossa história e na construção do nosso futuro.”
O prêmio leva o nome de Domingos Veríssimo Marcos, liderança Terena nascida na Aldeia Bananal, que se tornou símbolo de resistência e sabedoria na defesa dos direitos indígenas em Mato Grosso do Sul.