Um idoso, identificado como Jocelino Baptista de Almada, de 62 anos, morreu nesta quarta-feira (25) enquanto aguardava atendimento médico na UPA Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo relatos, ele deu entrada na unidade de saúde às 15h e chegou a desmaiar no banheiro. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que ele foi atendido em oito minutos.
Em imagens que circulam nas redes sociais, uma funcionária da UPA realiza massagem cardíaca no idoso, que está caído no chão. Em seguida, Jocelino é transferido para uma maca, sendo colocado com os olhos abertos e já sem qualquer tipo de movimento.
De acordo com os relatos, Jocelino desmaiou no banheiro e foi socorrido pela mulher que o acompanhava, que chamou a equipe médica. A SES, responsável pela unidade, informou que “o paciente chegou à unidade e foi atendido pelo médico em oito minutos, foi medicado, passou por exames laboratoriais e seguiu em observação pela equipe de plantão. Ao apresentar mal súbito, a equipe multidisciplinar atuou imediatamente e realizou manobras de reanimação sem sucesso”.