A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul vai ocorrer sem maiores sobressaltos após um apelo do presidente Gerson Claro (PP) que durante o pequeno expediente na manhã desta terça-feira (12).
“Nosso apelo é para esse consenso para trabalharmos as pautas que realmente interessam ao Mato Grosso do Sul e para isso a maturidade desse parlamento é essencial. É livre e democrático, todo mundo pode se inscrever até amanhã para disputar a eleição, mas eu queria fazer um apelo a reflexão para que hoje a gente encerre a pauta e faça um parlamento da maturidade e da democracia”, discursou aos colegas.
O deputado Neno Razuk (PL) usou a fala para declarar voto ao colega de partido Coronel David, afirmando ainda que a direita precisa ter mais espaço e acima de tudo mais “respeito” no Parlamento. “Meu voto é do Coronel David, mas acredito que é hora de refletir, do Governo refletir sobre a direita e creio que a direita precisa ser mais valorizada, mais representada e ter mais espaço, mas tudo na sua hora. Tenho certeza que em 2026 a direita vai mostrar muito mais força”, declarou Neno, pontuando, no entanto, que é preciso união e consenso.
Após receber elogios do deputado Paulo Duarte (PSB), Coronel David também fez uso do microfone. “Me senti legitimado a lançar meu nome, não por questão pessoal e sim por aspiração dos colegas, que também me incentivaram. Hoje, ouvindo os meus pares, a quem rendo minhas homenagens, mas entendi que não posso enfrentar algo que a Casa sente que é a melhor alternativa nesse momento. Então me junto aos meus colegas de parlamento e ao desejo do presidente, que possamos nesse momento nos unir em torno do Legislativo Estadual e vou assinar também a chapa da manutenção da composição de mesa atual”, declarou David que tinha lançado candidatura a primeiro secretário.
Com isso, Paulo Corrêa (PSDB) continua no comando da 1ª secretaria. A eleição de mesa está marcada para esta quarta-feira (13) às 9h e será a única pauta da sessão. “O presidente não é mais do que um síndico da Assembleia e do Estado. Agradeço a decisão do deputado Coronel David nesse momento”, afirmou Claro logo em seguida ao representante do PL.