A Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realizou nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26) um encontro com gestores e técnicos do Desporto Escolar e da Melhor Idade. O objetivo foi divulgar o calendário dos Jogos Escolares do Mato Grosso do Sul e dos Jogos da Melhor Idade, debater os formatos, processos de inscrição e regulamentos das competições, além de promover o alinhamento entre as equipes organizadoras.
Durante o encontro, foram apresentadas mudanças importantes, como a atualização de normas e a adoção do sistema de inscrições totalmente online. Agora, atletas, técnicos e chefes de delegação dos Jogos Escolares da Juventude de MS 12 a 14 e de 15 a 17, e dos Jogos da Melhor Idade de MS, terão suas inscrições feitas de maneira online.
Marcelo Ferreira Miranda, secretário da Setesc, destacou a importância do esporte como política pública essencial e enfatizou a participação ativa dos gestores na construção das ações esportivas. “Esse encontro com os gestores é essencial para repassar informações e atualizações normativas. Mas, além disso, é um espaço democrático para receber sugestões e críticas. Tudo o que conseguimos implantar no esporte nesses anos foi feito com a participação ativa e crítica de vocês”, ressaltou o secretário.
O técnico de voleibol de Bataguassu, professor Fábio Eduardo da Silva, destacou a relevância do evento para o planejamento esportivo municipal: “Participar dessa reunião com os gestores é fundamental para organizar o planejamento, preparar a cidade para os jogos e compreender as novas diretrizes para o próximo ano. O esporte transforma vidas, e os jogos escolares são um incentivo para que os jovens continuem treinando. Essa continuidade é essencial para o desenvolvimento dos atletas desde a fase escolar.”
Elísia Camargo Subohara, técnica dos Jogos da Melhor Idade em Chapadão do Sul, enfatizou a importância do encontro para o aprimoramento das competições: “Essa reunião é essencial para esclarecer dúvidas sobre a organização dos jogos ao longo do ano e para buscarmos melhorias como equipe, garantindo um trabalho cada vez mais qualificado. Estamos treinando intensamente. No ano passado, fizemos um ótimo trabalho e conseguimos subir de divisão. Agora, nossa meta é chegar ao pódio.”