Depois de dias de calor intenso, o tempo gelado voltou a dar as caras em Mato Grosso do Sul neste sábado (5), principalmente na capital Campo Grande, que amanheceu com temperaturas bem mais baixas do que o registrado nos últimos dias.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a queda nas temperaturas é causada pela atuação de uma massa de ar frio que se formou após a passagem de uma frente fria, trazendo de volta o clima mais ameno típico do outono.
Apesar do frio, o tempo pode variar ao longo do dia. O Cemtec alerta para a possibilidade de chuvas rápidas em algumas áreas e até mesmo a ocorrência de tempestades em regiões pontuais do Estado.
Previsão por regiões
Para o sul e sudeste do Estado, as temperaturas devem variar entre 16°C e 18°C nas mínimas, podendo atingir máximas de 23°C a 29°C. Em algumas localidades, os termômetros podem marcar menos de 15°C.
Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas ficam entre 17°C e 23°C, com máximas que podem chegar a 32°C.
No bolsão, leste e norte do Estado, a previsão indica mínimas entre 20°C e 23°C, e máximas entre 29°C e 32°C.
Na capital sul-mato-grossense, Campo Grande, o sábado começou com mínima entre 19°C e 21°C. Ao longo do dia, os termômetros devem subir, com máximas previstas entre 28°C e 30°C.
A orientação é para que a população fique atenta às mudanças bruscas de temperatura, que podem impactar principalmente crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.