A Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA), ligada ao Fundo de Auxílio à Comunidade (FAC), que foi aberta em 26 de agosto de 2021, já entregou mais de 58,6 mil conjuntos de vegetais de forma gratuita para as comunidades mais necessitadas de Campo Grande.
De acordo com o FAC, a UAU trabalha na distribuição dos conjuntos usando vegetais cultivados na própria unidade com técnicas sustentáveis e agroecológicas, além das doações de alimentos vindas do Centro Estadual de Abastecimento (Ceasa) de Campo Grande, que são processadas na UAU e entregues semanalmente nos diversos bairros da cidade.
Vale ressaltar que a iniciativa da UTA contribui para a segurança alimentar: garante o acesso a alimentos frescos e nutritivos para famílias em situação de vulnerabilidade social; promove a importância de uma alimentação saudável e equilibrada; incentiva a agricultura urbana e a produção de alimentos de forma sustentável.
A distribuição de verduras também é feita no Mutirão Todos em Ação, e durante as ações ocorridas de março de 2022 a março de 2024 a UTA distribuiu gratuitamente 3.750 kits de hortaliças, beneficiando diretamente mais de 15 mil pessoas. Em cada edição do programa, são distribuídos em média 300 kits.
Como é feito o cadastro?
Os kits de verduras são distribuídos gratuitamente às famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no FAC. No processo de solicitação por Organizações, o interessado deve manifestar interesse por meio de ofício, detalhando a demanda com o número de pessoas a serem atendidas pelo local. O ofício precisa ser entregue presencialmente no FAC, na Avenida Fábio Zahran, nº 6000. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30. Após isso, a equipe técnica da UTA realiza uma análise do ofício da entidade e são separados os kits para atender a comunidade. Já para o cidadão comum, os kits são entregues diretamente às famílias cadastradas.
Sobre o projeto, a coordenadora-geral do FAC, Adir Diniz, destaca o compromisso com a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). “A UTA tem se destacado como um projeto inovador e eficaz na promoção da segurança alimentar, sustentabilidade ambiental, educação alimentar, geração de renda e valorização da agricultura urbana em Campo Grande. A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Campo Grande com a Agenda 2030 da ONU e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 2, que visa erradicar a fome e garantir o acesso à alimentação segura e nutritiva para todos”.
A UTA é ainda, um exemplo de sucesso em políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade.