Na manhã desta quarta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma cerimônia em defesa da democracia, marcando os dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Durante o evento, Lula fez um discurso contundente, chamando os envolvidos no suposto plano golpista de “bando de aloprados”.
O presidente se referiu aos investigados por tramarem execuções contra ele, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, em dezembro de 2022, antes de sua posse. Lula questionou o que os responsáveis pelo plano fariam após as mortes, destacando a gravidade da situação.
Além disso, Lula agradeceu ao Catar por sediar a Cúpula da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que ocorrerá em novembro deste ano, em paralelo à Cúpula Mundial de Desenvolvimento Social da ONU, em Doha. Ele ressaltou a importância da cooperação internacional para erradicar a fome e a pobreza extrema, destacando os esforços do Brasil nessa iniciativa.
O presidente também se reuniu com ministros para monitorar a construção de moradias no Rio Grande do Sul, afetadas pelas enchentes de abril e maio do ano passado. O governo federal autorizou a construção de 11,5 mil unidades habitacionais e a criação de modalidades especiais do programa Minha Casa, Minha Vida para emergências.
Lula continua a desempenhar um papel ativo na política nacional e internacional, buscando fortalecer a democracia e melhorar a qualidade de vida da população brasileira.