Na última segunda-feira (24), policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) realizaram uma importante apreensão na MS-462, zona rural de Maracaju. Dois veículos, um VW Gol e um GM Astra, foram interceptados e encontrados transportando mais de R$ 415 mil em materiais de contrabando e descaminho. Na ação, dois homens, de 23 e 25 anos, foram presos.
Durante a vistoria nos automóveis, foram localizados 550 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai, 1.030 pacotes de essência de narguilé, 1.470 cigarros eletrônicos, 3.850 óculos e quatro aparelhos de telefone celular. Os motoristas confessaram ter sido contratados para transportar os itens de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, até Nova Alvorada do Sul, por uma remuneração de R$ 350 cada.
Os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Dourados, e os autores permanecem à disposição da Justiça. A operação faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Operação Ágata Guaicurus I, conduzida pelo Exército Brasileiro.