Em 2024, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) concluiu a reforma de quase metade das 94 agências existentes em todo o Estado, atingindo a marca de 43% de unidades reformadas.
A maioria das agências nunca havia passado por reforma estrutural em décadas, e todo o planejamento, acompanhamento, execução e entrega foi coordenado pela Diretoria de Engenharia (Direng).
As obras de reforma das agências do Detran-MS começaram a ser executadas em 2020, já no contexto da gestão municipalista e mais presente no interior. De lá pra cá, foram 41 obras entregues para a população e para os servidores, com atualização das instalações elétricas, adequação de acessibilidade, pintura, troca de pisos, louças, instalação hidráulica e atualização da comunicação visual desses espaços. Além disso, foram realizadas melhorias nos pátios de apreensão.
No combo da reforma, sete agências foram ampliadas e receberam pátio para realização de vistoria veicular. São elas: Costa Rica, Anastácio, Guia Lopes, Camapuã, Miranda, Eldorado e Rio Brilhante.
A Agência de Anastácio foi reinaugurada em julho pelo governador Eduardo Riedel. Ele descerrou a placa, fez questão de entrar na agência, conversou com servidores e observou o funcionamento dos sistemas. Na oportunidade, o governador elogiou as mudanças e avanços tecnológicos que ampliam os serviços e oferecem facilidades para a população.
Servidor da agência de Anastácio há uma década, o gerente Fabiano Aparecido do Nascimento disse que a reforma melhora não só o ambiente para a população, mas reflete na atuação dos servidores. “Hoje os nossos colaboradores têm um lugar agradável para trabalhar e acomodar melhor os nossos contribuintes. Temos móveis novos, aparelhos de ar condicionado novos, banheiro adequado, sem contar as ferramentas e o suporte que oferecem mais agilidade e comodidade para nossos clientes”.
Sinalização Viária: Ao longo de 2024, o Detran-MS sinalizou mais de 700 km em perímetros urbanos, ampliando a segurança das vias e a proteção à vida. Além disso, foram implementados equipamentos eletrônicos e medidores de velocidade em rodovias estaduais e em locais estratégicos dos municípios de Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas.
Planejamento Futuro: As entregas devem continuar ao longo do próximo ano, com reformas em andamento e outras previstas para serem iniciadas. Para o primeiro semestre de 2025, está prevista a entrega das agências de Angélica e Três Lagoas, totalizando 43 agências reformadas.
Já no planejamento estratégico para o próximo ano, estão em andamento os processos para reforma de outras 10 agências e o recapeamento das pistas de exames de Dourados e Campo Grande. Além disso, está em fase de contratação cerca de nove projetos específicos para a sede do Detran na capital. Também existem processos de sinalização viária em andamento para 14 municípios, incluindo Bonito, Campo Grande, Coxim, Deodápolis, Douradina, Eldorado, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí, Jateí, Miranda, Nioaque, Rio Verde de MT, e Sidrolândia.
Nova Diretoria: A Diretoria de Engenharia (Direng) tem um papel fundamental na gestão da infraestrutura de trânsito do Detran-MS. Ela foi criada no novo organograma da estrutura básica do Detran-MS, publicado pelo Governo do Estado no Diário Oficial de 14 de novembro de 2023.
“É uma grata satisfação integrar o time Detran-MS, liderado pelo Rudel Trindade, e ter a certeza que essas entregas fazem a diferença, tanto para o servidor que tem um ambiente agradável para desempenhar suas funções, quanto para o cidadão que busca atendimento nas agências. Melhorar a experiência do cidadão com o serviço público é uma determinação do nosso Governador, Eduardo Riedel, e temos buscado isso todos os dias”, afirma a diretora da Divisão de Engenharia, Manutenção e Infraestrutura, Maria Moura.
No organograma do Detran-MS, a Direng é responsável por diversas atividades relacionadas à infraestrutura de trânsito, como planejamento e projetos de infraestrutura viária; análise e solução de problemas técnicos; fiscalização e controle de obras; manutenção e conservação da infraestrutura existente; além da elaboração de estudos de impacto para a segurança no trânsito.