A qualificação de mão de obra é um dos pontos chaves para o desenvolvimento econômico, e também um dos gargalos enfrentados pelos empregadores e governos. E o Governo do Estado tem insistido bastante na questão, tanto que para qualificar a mão de obra e assim preencher as vagas de empregos em diversos setores, o governador Eduardo Riedel assina nesta segunda-feira (2) convênios com o “Sistema S” por meio do programa “MS Qualifica”. A ação será nesta segunda-feira (2) a partir das 14h na Governadoria.
De acordo com as informações da assessoria o foco é a promoção de capacitação profissional, inclusão e acesso ao emprego. Desta forma aumenta a renda da população e abre oportunidade para quem está fora do mercado de trabalho.
Na ocasião serão celebradas parcerias da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) com o Senai, Senac, Senar e Sebrae para realização de cursos de qualificação nas áreas da indústria, comércio, serviços e meio rural.
Lançado em maio deste ano, o programa “MS Qualifica” tem como foco preencher vagas abertas no mercado de trabalho, que só não são ocupadas por falta de capacitação dos trabalhadores. Com a assinatura destes convênios nesta segunda-feira a intenção é qualificar 13.409 profissionais, com cursos profissionalizantes gratuitos.
Nesta etapa o investimento previsto é de R$ 12,5 milhões, com a oferta de 851 cursos de qualificação, que vão atender as demandas do mercado de trabalho. O cronograma segue em vigência máxima até dezembro de 2025.
