Uma ex-república soviética totalmente conectada e alinhada com as principais frentes da transformação digital, a Estônia é atualmente um exemplo em tecnologia e é mundialmente conhecida como o país mais digital do planeta. Lá, a internet faz parte do cotidiano de toda a população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes.
Toda essa experiência será compartilhada na próxima sexta-feira (22) no Conexão Estônia x MS, um evento de transformação digital promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, através do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), voltado a técnicos e especialistas da área de trânsito.
Nos últimos anos, o Detran avançou consideravelmente na oferta de serviços digitais, contando atualmente com mais de 95% dos seus serviços disponíveis nos meios digitais. O órgão já dispõe de uma agência 100% digital no Shopping Norte Sul Plaza, com totens de autoatendimento que possibilitam ao cidadão solucionar demandas.
“O pessoal da Estônia, governo mais digital do mundo, está vindo aqui para Mato Grosso do Sul para discutir com o Detran o avanço da digitalização ao longo dos últimos anos. Hoje, muitos serviços estão na palma da mão dos cidadãos sul-mato-grossenses,” comentou o governador Eduardo Riedel durante a cerimônia de entrega do Prêmio Sul-mato-grossense de Gestão Pública.
Durante o evento, será assinada um Acordo de Cooperação Técnica entre o Detran-MS e o Estonia Hub, com o objetivo de realizar um diagnóstico de maturidade digital no Detran-MS, identificando potencialidades e lacunas no modelo de implementação de governo digital.
Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, o Conexão Estônia x MS é um marco importante. “Estamos sempre em busca de aprimorar serviços e a qualidade do nosso atendimento. É uma determinação do governador trabalhar por um Mato Grosso do Sul digital, verde, inclusivo e próspero.”
Entre os produtos mais recentes lançados pelo Detran-MS que utilizam tecnologia avançada estão o CISV (Centro Integrado de Segurança Viária) e o MAC Detran (Monitoramento Anticorrupção). Lançado em maio deste ano, o CISV-Detran-MS já auxiliou na recuperação de cerca de 75 veículos e na redução de sinistros de trânsito nas rodovias estaduais. O CISV opera por meio de câmeras que funcionam 24 horas, monitorando rodovias estaduais e vias urbanas, com o objetivo de controlar a velocidade dos veículos e identificar registros criminais, judiciais e administrativos.
O Monitoramento Anticorrupção (MAC Detran-MS) é uma ferramenta de inteligência artificial que monitora 24 horas por dia as bases de dados do órgão em todo o Estado, analisando padrões de comportamento e operações que possam fugir do habitual.
Know-how Estoniano
O encontro técnico contará com uma palestra de Petra Holm, consultora em Transformação Digital da e-Estonia, sobre o tema “Transformação Digital no Detran: o caso da Estônia.” O CEO da Estônia Hub, Raphael Fassoni, também estará presente, abordando o tema “Estônia: O País Mais Digital do Mundo na Prática.”
A Estônia foi pioneira no uso de soluções digitais para serviços públicos, estabelecendo-se como um modelo global em governança eletrônica. O país é uma referência em governo digital, por seus sistemas avançados de interoperabilidade, cibersegurança e inteligência artificial.
O diagnóstico que será feito pela Estônia Hub a partir da assinatura do convênio apontará em que patamar o Detran-MS está no sentido tecnológico e norteará ações futuras, aprimorando sistemas e processos já existentes e auxiliando na construção de novas entregas digitais.