A campanha de vacinação contra a Influenza segue mobilizando moradores de Campo Grande e de todo o Mato Grosso do Sul. No primeiro dia da ação realizada em sistema drive-thru no Quartel do Corpo de Bombeiros da Rua 14 de Julho, 360 doses foram aplicadas, evidenciando o engajamento da população em proteger-se contra a gripe. Entre os vacinados, estão idosos, profissionais da saúde, da educação e demais integrantes dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Um dos primeiros a garantir a dose foi o servidor público aposentado Francisco Assis dos Santos, de 93 anos, que compareceu acompanhado da esposa, dona Leda dos Santos, de 87. “Tomo a vacina contra Influenza há muito tempo e sinto que ela me faz muito bem. Até agora, não tive nenhum problema ou efeito colateral. Essa ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, em nos vacinar é muito importante e positiva”, afirmou Francisco. A opinião foi reforçada por dona Leda, que também mantém a vacinação em dia.
A filha do casal, a pedagoga aposentada Zélia Aparecida dos Santos, de 64 anos, fez questão de levá-los ao drive-thru. “Acredito muito na importância da vacina contra a gripe. Tomo todo ano, há muitos anos. Às vezes, ainda pego um resfriado, mas os sintomas são bem mais leves. É uma proteção importante. Por isso, faço questão de me vacinar todo ano. É bom saber que a gente se protege e protege a nossa família”, destacou.
O drive também recebeu o casal Francisco de Souza e Elizete Grance, moradores do bairro Nova Bandeirantes, que demonstraram total confiança na imunização. Francisco, corretor de imóveis, afirmou que toma a vacina todos os anos. “É para se prevenir contra gripe ou de uma doença pulmonar mais forte. Nunca tive problema com gripe desde que comecei a me vacinar”, contou.
Já Elizete, professora da educação infantil, reforçou a importância da vacina principalmente para quem convive com crianças. “Faço parte do grupo prioritário e sempre que abre a vacina eu sou uma das primeiras a tomar. Passo 40 horas por semana com crianças pequenas, então a vacinação é essencial para evitar complicações”, comentou.
Além da ação na capital, o Governo do Estado distribuiu 524 mil doses recebidas do Ministério da Saúde para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, garantindo o abastecimento e a continuidade da campanha de vacinação em todo o território estadual.
A vacinação segue até o dia 17 de abril em Campo Grande, com atendimento de segunda a sexta-feira das 18h às 22h, e aos finais de semana em dois turnos: das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Serviço: Drive de Vacinação contra Influenza
Local: Quartel do Corpo de Bombeiros – Rua 14 de Julho, nº 1.502
Período: 02 a 17 de abril
Horário:
- Segunda a sexta: 18h às 22h
- Sábado e domingo: 7h às 11h / 13h às 17h
Público-alvo:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e educação, indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte, forças de segurança, população em situação de rua e outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.