A cooperação entre diferentes órgãos do governo e instituições de saúde de Mato Grosso do Sul salvou mais uma vida nesta sexta-feira (1º). Em uma operação que envolveu as Secretarias Estaduais de Saúde e de Governo, além da Casa Militar e o Hospital do Pênfigo, uma equipe médica conseguiu transportar com sucesso um fígado de Porto Velho (RO) para um paciente em Campo Grande, que estava em primeiro lugar na lista de espera para o transplante.
O transporte foi realizado com o apoio de uma aeronave Citation II, de prefixo PS-EMS, pertencente à frota do Governo do Estado e gerenciada pela Casa Militar. A tripulação incluiu o piloto Maurício de Carvalho e o co-piloto Adalberto Rodrigues de Moura, ambos vinculados ao governo estadual. A bordo, uma equipe médica de três profissionais do Hospital do Pênfigo viajou para realizar a retirada, acondicionamento e transporte do órgão.
“A saída foi por volta das 6h, conduzindo a equipe médica que obteve sucesso na retirada, acondicionamento e transporte do órgão”, explicou o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Paulo Gimenez. A aeronave pousou em Porto Velho às 9h, e, após a retirada do fígado, iniciou o retorno por volta das 13h, pousando em Campo Grande às 16h.
Após a chegada, o órgão foi imediatamente levado ao Hospital do Pênfigo, onde a equipe médica deu continuidade ao procedimento de transplante, com a esperança de proporcionar uma nova chance de vida ao paciente. Essa operação reforça a importância da articulação eficiente entre as instituições e do suporte aéreo em missões críticas como essa.