Na última sexta-feira (4), a Coordenadoria Estadual de Segurança da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) realizou um treinamento para os novos integrantes do Conselho Comunitário de Segurança da Aldeia Indígena Porto Lindo, no município de Japorã. A capacitação, conduzida pelo Coronel PM Thonny Audry Lima Zerlotti, prepara os membros para o mandato de 2025 a 2028.
O foco do treinamento foi destacar a importância da união comunitária e do diálogo para resolução de questões locais, com o objetivo de promover maior qualidade de vida. O Coronel Zerlotti ressaltou que os conselhos são ferramentas indispensáveis para buscar soluções que atendam às necessidades da comunidade.
O cacique Onésio Dias, presidente do conselho, sublinhou o impacto positivo do estreitamento das relações entre a comunidade indígena e as forças de segurança pública, apontando avanços significativos na área de segurança.
Criado em agosto de 2022, o Conselho Comunitário de Segurança de Porto Lindo conta com representantes da comunidade indígena, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O coordenador Estadual de Polícia Comunitária, Coronel PM Carlos de Santana Carneiro, também enfatizou a relevância da integração entre povos originários e instituições de segurança para ações eficazes de prevenção à criminalidade e desenvolvimento social.
Composição do Conselho Comunitário de Segurança:
- Presidente: Onésio Dias
- Vice-presidente: Rogério Dias
- 1º Secretário: Marcio Rocha
- 2º Secretário: José Luiz Vilalva Martins
- Membros efetivos: Adão Espindola Duarte, Andreia Ximenes, Alain Acota, Angela Maria Pedroso Vilalva, Cristiano Gomes, Delcilene Velasquez, Elizangela Ortega, Geraldo Ramires, Ines Ornelo Aquino, Natalício Gonçalves, Valdemir Salinas e Vanderlei Pedro Gonçalves.