A Receita Federal deu início à campanha “Sou Cidadão Solidário”, com a proposta de incentivar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda para instituições que beneficiam crianças, adolescentes e idosos. O evento de lançamento ocorre no Plenário Oliva Enciso da Câmara Municipal de Campo Grande, no dia 31 de março, às 9h, com transmissão ao vivo na TV Câmara e no YouTube da Casa de Leis.
Com possibilidade de destinação de até 6% do imposto devido para os Fundos Municipais da Infância e do Idoso, a iniciativa não gera custos adicionais ao contribuinte. Segundo Zumilson Custódio, delegado da Receita Federal, o sistema do IR calcula automaticamente os valores que podem ser destinados, garantindo um processo seguro e transparente.
Além de ampliar os recursos para aproximadamente 80 entidades cadastradas, a campanha reforça o impacto positivo na vida de crianças, adolescentes e idosos assistidos por projetos sociais das áreas de educação, saúde, cultura e esporte. O presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto Papy, destacou a importância da parceria com a Receita Federal para potencializar a arrecadação em 2025.
Segundo estimativas, o potencial de arrecadação em Mato Grosso do Sul pode chegar a R$ 170 milhões, um avanço significativo frente aos R$ 10 milhões destinados no último ano. A ação busca engajar mais contribuintes e divulgar amplamente a possibilidade de transformar o imposto devido em solidariedade efetiva.
Essa é uma oportunidade para o cidadão fazer a diferença sem custos adicionais, contribuindo com instituições comprometidas com o bem-estar social e fortalecendo as políticas públicas de inclusão.