O aplicativo Quitanda Solidária, lançado em parceria com a UFMS e financiado pela Funtrab, está promovendo a conexão entre consumidores e pequenos produtores da agricultura familiar. Com mais de 60 produtores cadastrados, a plataforma atua como uma quitanda digital, facilitando a comercialização dos produtos de forma digital.
Além disso, a Quitanda Solidária servirá como base de dados para elaboração de políticas públicas, coletando informações estratégicas sobre a produção agrícola local. Integrante do projeto OBCOOP Coleta, o aplicativo tem o objetivo de coletar dados de pequenos agricultores, cooperativas e grupos informais, possibilitando uma análise precisa para benefício tanto dos produtores quanto da população em geral.
Para isso, a UFMS está capacitando os ALTERs, que são pessoas treinadas e preparadas para manusear o aplicativo e fazer essa coleta de informações. Um grupo da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), participou dessa formação nesta quinta-feira (8).
“Hoje, o Obcoop se reuniu com os técnicos da Sidagro para seu primeiro treinamento sobre a construção dos dados de economia solidária, economia criativa, cooperativismo e agricultura familiar. Boas discussões foram travadas tanto do ponto de vista conceitual, quanto da prática de atendimento a essa população. Foi uma reunião técnica que produziu bastante conhecimento e interação entre todos os presentes”, afirmou o coordenador do projeto, o professor Alessandro Arruda.
Ao final da reunião, algumas ações foram definidas como, por exemplo, o treinamento dos técnicos na utilização dos aplicativos do observatório, a integração das bases de dados da Secretaria e novas ações conjuntas de divulgação do aplicativo Mercado Solidário.