O poder público mais perto do cidadão. Foi com este foco que a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), realizou as três edições da Ação Agro Social nos primeiros 100 dias de governo. A iniciativa, coordenada pela Gerência de Agronegócio e Agricultura Familiar, beneficiou diretamente 1.217 pessoas com atendimentos diversos.
Só de atendimentos em saúde foram mais de 460, entre exames preventivos (18), consultas médicas (66), aplicação de vacinas (142), entrega de kits odontológicos (60) e etc. Já na emissão de documentos foram 119 beneficiados. O Sistema S, entre Senar, Sebrae e Senai, promoveu 128 atendimentos. Teve ainda orientação jurídica e cadastramentos para benefícios e orientações de crédito rural, entre diversos outros serviços sociais.

“A Ação Agro Social é uma prova concreta de que políticas públicas bem articuladas podem transformar realidades. Em apenas três edições, conseguimos levar mais de mil atendimentos diretos a comunidades rurais que, muitas vezes, enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos. Essa iniciativa é mais do que levar saúde, documentação ou assistência técnica — é levar oportunidade e desenvolvimento”, disse o secretário municipal da SEMADES, Ademar Silva Junior.

Ao longo desses três meses, a Ação Agro Social percorreu diferentes comunidades rurais — Aguão, Conquista, Sucuri, Assentamento Estrela Campo Grande, Acampamento Zumbi dos Palmares, Assentamento 3 Corações e áreas adjacentes — oferecendo atendimentos essenciais, promovendo a cidadania, gerando oportunidades e impulsionando o desenvolvimento local.
A iniciativa cumpriu o propósito de fortalecer os laços entre a gestão municipal e os produtores e assentados. Para a prefeita Adriane Lopes ver de perto o sorriso de quem recebeu os serviços foi transformador. “Levamos a entrega de uma muda frutífera, uma orientação de saúde, ou a solução de uma pendência documental. É isso que nos motiva a seguir com ainda mais força. A Prefeitura vem cumprindo seu compromisso de integrar meio ambiente, desenvolvimento econômico e justiça social. E com o Agro Social, estamos mostrando que é possível fazer isso de forma eficiente, humana e transformadora”, disse.

A expectativa é de que novas edições da Ação Agro Social sejam realizadas ao longo deste ano, ampliando o alcance das ações no interior do município. Acompanhe nosso site e redes sociais para saber as novas datas @semadescg.

Parceiros
Participaram do evento ao longo das três edições: a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (SESDES), Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (FUNSAT), Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Subsecretaria de Políticas para a Mulher (SEMU), Secretaria Especial de Articulação Regional (SEAR), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), Secretaria Estadual de Saúde (SES), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Corpo de Bombeiros de MS, Energisa, Sicredi, Banco do Brasil, Observatório do Cooperativismo/UFMS, Ramos Matos Advocacia, Cooperativa Agrícola Mista (CoopLaf) e Rotary Internacional.
#ParaTodosVerem A foto de capa e imagens internas mostram atendimentos durante as edições do Agro Social.