Nesta quinta-feira (20), o Sesi de Campo Grande sediou a primeira oficina de capacitação para agentes culturais e proponentes interessados no Programa Rouanet da Juventude. A iniciativa, realizada em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), tem como objetivo atender jovens das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, tradicionalmente menos contempladas por investimentos culturais.
O evento contou com a participação do superintendente regional do Sesi, Régis Borges, que destacou a relevância da parceria inédita com o MinC, enfatizando o papel transformador da economia criativa. Autoridades locais, como o diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes Pinto, e o secretário-executivo municipal de cultura, Valdir Gomes, também estiveram presentes.
Os facilitadores da oficina, Odecir Luiz Prata e Rômulo Menhô Barbosa, representaram o MinC com atividades realizadas no auditório da Escola Sesi de Campo Grande, com programação prevista para os dias 20 e 21 de março.
Sobre o Programa Rouanet da Juventude
Com um investimento inicial de R$ 6 milhões, o programa é fruto de uma parceria entre o MinC e a Shell Brasil e abrange diferentes linguagens culturais, como artes cênicas, literatura, música, artes visuais e até jogos eletrônicos. O objetivo principal é ampliar o acesso ao fomento da Lei Rouanet, priorizando o desenvolvimento cultural, social e econômico em territórios historicamente subatendidos.
Além de incentivar a criação artística, o programa busca promover o impacto positivo na qualidade de vida e nas oportunidades para a juventude das regiões contempladas. Com ações de norte a sul, a iniciativa reforça a importância de investir na cultura como motor de transformação social.