Em celebração ao Dia Nacional do Livro Didático, comemorado nesta quinta-feira (27/02), o Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, está incentivando o hábito da leitura e o compartilhamento de livros por meio de seu projeto Leitura Fort. As ‘Casinhas de Leitura’, presentes em todas as unidades, oferecem um espaço colaborativo e gratuito onde consumidores podem trocar livros.
Os livros didáticos são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, ajudando a criar sequências e mecanismos para o ensino, além de servirem como fonte de consulta confiável para educadores e alunos. Com a iniciativa, o Fort Atacadista reforça a importância desses materiais e promove a inclusão social através da leitura.
Em Mato Grosso do Sul, as ‘Casinhas de Leitura’ estão disponíveis nas dez unidades da rede, funcionando como bibliotecas livres para todas as idades. “Esses espaços são opções para a comunidade interagir com o hábito da leitura, compartilhar e exercer a cidadania, contribuindo com doações de livros”, explica Rafaellen Duarte, coordenadora de Marketing do Fort Atacadista.
Para participar do projeto, basta procurar pela casinha nas unidades Fort Atacadista, geralmente localizadas na entrada dos estabelecimentos. Os clientes podem escolher um livro de sua preferência, levar para casa e, depois de lido, devolver para a loja, além de poder contribuir com doações de exemplares.
História do Dia Nacional do Livro Didático
A data está ligada à criação do Instituto Nacional do Livro, inaugurado em 1929, e ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), criado em 1985, que assumiu a responsabilidade pela compra e distribuição das obras didáticas para alunos da rede pública de ensino.
Segundo o anuário 2023 da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), cerca de 206 milhões de livros didáticos foram distribuídos no país.
Sobre o Grupo Pereira
Fundado em 1962 em Itajaí, Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra 62 anos de história em 2024. Com 141 unidades de negócio, incluindo 73 lojas do Fort Atacadista, o grupo emprega 22 mil funcionários em diversos estados brasileiros, promovendo uma experiência de compra positiva e contribuindo com programas socioambientais.