Em resposta ao trágico feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, ocorrido na última quarta-feira (12) o Ministério das Mulheres, sob a liderança da ministra Cida Gonçalves, tomou medidas imediatas para investigar o atendimento prestado à vítima.
O ministério enviou um ofício à Corregedoria da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul solicitando a abertura de um procedimento investigativo para apurar as circunstâncias do atendimento que Vanessa recebeu na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Campo Grande. Além disso, será encaminhado um pedido ao Ministério Público para que sejam tomadas as devidas providências.
Em um áudio divulgado na última sexta-feira (14), Vanessa relata que, durante seu atendimento na Deam, foi orientada a retornar para casa, onde se encontrava seu agressor, Caio Nascimento. “É importante ressaltar que, segundo o protocolo de avaliação de risco para mulheres em situação de violência, esse percurso não deveria ter ocorrido sem a escolta da Patrulha Maria da Penha.”
Conforme a nota oficial, a equipe do Ministério das Mulheres viajará a Campo Grande ainda neste final de semana para dialogar com representantes da rede de atendimento. “O ministério expressa solidariedade aos familiares, amigos e amigas de Vanessa e reafirma seu compromisso em atuar pela prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, especialmente o feminicídio, por meio de investimentos em políticas públicas focadas em informação e atendimento. Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, finalizou a nota.