Em um julgamento marcado por intensas emoções, o médico veterinário José Bernardino Prado Lo Pinto foi condenado a 11 anos e 8 meses de reclusão pelo homicídio do cunhado Erick Wagner Batista Inserra. O crime ocorreu em 2 de dezembro de 2020, na Travessa Dunas, no Bairro Monte Castelo. Foram três votos para absolvição e quatro pela condenação.
A decisão foi proferida pelo juiz Aluizio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, e gerou reações acaloradas entre as mulheres presentes, que se sentiram comovidas com o caso. Durante o julgamento. As juradas expressaram seu descontentamento com a condenação, os homens, por sua vez, pela condenação.
Ja as mulheres presentes protestaram contra a decisão e destacando a complexidade da situação em que o veterinário agiu para defender sua irmã.
O caso levantou questões sobre a legítima defesa e os limites da ação em situações extremas, refletindo a polarização de opiniões sobre a moralidade e a justiça em casos de defesa de entes queridos.
A defesa conduzida pelos advogados Fábio Trad e Cézar Maksoud demonstrou a intensa emoção vivida pelo acusado no dia do crime.
“A defesa entende que a pena foi exacerbada e injusta. Recorreremos ao Tribunal de Justiça para corrigir este exagero na aplicação da pena. Por apenas um voto, ele não foi absolvido e reconheceram o domínio de violenta emoção logo em seguida a injusta provocação da vítima. A pena é desproporcional e não fez justiça. Vamos recorrer”, afirmou a defesa para a reportagem.