Nesta segunda-feira (3), o Mato Grosso do Sul enfrenta uma onda de calor que faz com que as temperaturas cheguem até 38ºC, superando a média para essa época do ano em até 7ºC. De acordo com o Climatempo, a massa de ar quente que cobre o estado está inibindo a formação de nuvens e chuvas, mas devido à alta umidade do ar, há possibilidade de pancadas de chuva, principalmente durante as tardes e noites.
Em Campo Grande, a temperatura mínima registrada é de 23ºC, com a máxima atingindo 28ºC. Nas regiões pantaneiras, as máximas são ainda mais altas: 38ºC em Porto Murtinho, 33ºC em Corumbá, 31ºC em Aquidauana e 29ºC em Coxim.
No sul do estado, Ponta Porã e Dourados apresentam máximas de 29ºC e 33ºC, respectivamente. Outras cidades também sofrem com o calor, como Bonito (32ºC), Nova Alvorada do Sul, Maracaju e Ivinhema (31ºC), Bataguassu (29ºC), Nova Andradina e Três Lagoas (28ºC), Bataguassu e Água Clara (27ºC), e Chapadão do Sul (24ºC).
Com a previsão de altas temperaturas e condições climáticas instáveis, é essencial que os moradores do Mato Grosso do Sul se mantenham hidratados e busquem locais frescos e sombreados para se protegerem do calor intenso.