A Caixa Encantada partiu para uma jornada movida a amor e solidariedade, começando na SAD (Secretaria de Estado de Administração), organizadora da ação solidária de Natal dos servidores do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A primeira-dama e madrinha da campanha, Mônica Riedel, e o secretário-adjunto de Estado de Administração, Roberto Gurgel, saíram de Campo Grande no dia 10 de dezembro, com uma equipe para levar alegria às crianças do interior do Estado.
Após dois meses de campanha, com engajamento de servidores, instituições parceiras e toda a sociedade, foram arrecadados 74,2 mil brinquedos, distribuídos entre 356 entidades cadastradas em 44 municípios de Mato Grosso do Sul. “Eu queria agradecer a todos que participaram! Essa campanha foi muito robusta, contou com a doação de servidores de todo o Estado e também de parceiros, tornando a Caixa Encantada ainda mais abrangente, com o diferencial de atender o interior do Estado”, afirmou Mônica Riedel.
A viagem do Papai Noel começou por Jaraguari, com uma parada na comunidade Furnas do Dionísio, antes de seguir para o Pantanal. Na comunidade quilombola, a comitiva entregou brinquedos a aproximadamente 60 crianças, estudantes da EM Dionísio Antônio Vieira. “Ver essa ação da Caixa Encantada sendo concretizada, sendo colocada em prática a responsabilidade do trabalho de gestores e servidores públicos que agem com amor, empatia e cuidado, principalmente com as crianças que serão o futuro tanto aqui da comunidade Dionísio, quanto do Estado. Essa ação é brilhante! Parabéns e que ela possa se perpetuar!”, agradeceu o diretor da escola, Renildo dos Santos.
Em Corumbá, no dia 12 de dezembro, Papai Noel trocou o trenó pelo barco do Corpo de Bombeiros e, na ausência das renas, foi recebido por uma revoada de borboletas, trazendo os presentes para as crianças pantaneiras. “Estar com a dona Mônica e a equipe em algumas cidades do interior foi importante para que, de maneira representativa, toda a população de MS se sinta abraçada pelo carinho e o espírito de solidariedade dos servidores públicos estaduais”, comentou Roberto Gurgel.
Na cidade pantaneira, a primeira parada foi no Instituto Moinho Cultural Sul-americano, onde 380 crianças sentiram a alegria da presença do bom velhinho. “Eu fiquei muito animada com a chegada do Papai Noel!”, alegrou-se a pequena Catarina Souza Amorim, de oito anos, participante do projeto Moinho Cultural. A diretora do Instituto Moinho Cultural, Márcia Rolon, afirmou: “Ficamos realmente emocionados, porque muitas das crianças aqui são de abrigo, outras a família não tem a capacidade de dar um presente simbólico e, para elas, ver que o Papai Noel existe é mágico!”.
Navegando pelo Rio Paraguai, a comitiva desembarcou no Porto da Manga na manhã do dia 13, com apoio do Corpo de Bombeiros, que utilizou uma embarcação multimissão. “Essa missão de hoje é um pouco diferente e, embora pareça simples, representa muito para essas crianças e para nós também. Poder contribuir para que elas tenham um Natal mais feliz, como toda criança merece, também é a missão do CBMMS”, disse o subcomandante-geral do CBMMS, Coronel Adriano Noleto Rampazo.
Incluindo crianças da cidade, do campo e das águas, a missão da Caixa Encantada termina com a felicidade de compartilhar sorrisos, esperança e fé na possibilidade de sempre recomeçar pelo sonho de uma criança. “Nós sonhamos com um Mato Grosso do Sul melhor, que supera as adversidades, inclui as pessoas e enxerga a todos. Desejamos um feliz Natal a todas as famílias sul-mato-grossenses!”, concluiu Mônica Riedel.