Antes mesmo do Ano Letivo de 2024 chegar ao fim, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), antecipou a entrega dos kits escolares em Campo Grande e no interior.
Essa antecipação foi possível graças a uma reestruturação da logística, priorizando o atendimento aos estudantes antes do início das aulas. Marcos Macarini, coordenador de Administração e Apoio Operacional da SED, destacou a importância da organização para a distribuição eficiente dos materiais em todo o Estado. “Em Campo Grande são nove rotas de entrega e no interior mais 15, por isso, o trabalho da logística na entrega dos materiais é tão importante e fundamental para que haja uma celeridade, mas também uma organização na distribuição de todos os itens”, explicou.
Até agora, três das nove rotas de Campo Grande já concluíram as entregas, e o envio para as unidades escolares do interior também já começou. “Iniciamos a entrega dos kits que atenderão os estudantes no ano de 2025 ainda na primeira semana de dezembro, isso só foi possível diante da organização da logística para que os estudantes já iniciem as aulas com os materiais escolares. Além disso, os uniformes também começarão a ser entregues ainda nas primeiras semanas de janeiro”, completou Macarini.
A Escola Estadual Maestro Frederico Lieberman, localizada em Campo Grande, já recebeu todos os kits para atender os alunos matriculados para o ano letivo de 2025. Segundo a diretora da unidade, Ana Elisa Spazzapan, os kits entregues com antecedência impactam diretamente na aprendizagem dos estudantes. “Muitos chegam na escola sem material e, sem dúvidas, iniciar o ano já com o kit escolar completo faz a diferença. Desta forma, o estudante já começa a se organizar desde o primeiro dia de aula”, afirmou.
Para o diretor-adjunto, Carlos Alberto de Almeida Passarinho, antecipar a entrega dos kits é importante, principalmente para as famílias dos estudantes, que podem se tranquilizar quanto aos materiais escolares. “Os pais ficam tranquilos, pois sabem que os filhos já iniciarão o ano munidos dos materiais, e isso é uma preocupação a menos, pois sabemos a realidade de cada estudante nosso e com certeza isso impacta positivamente em cada um”, ressaltou Carlos Alberto.
O Governo investiu mais de R$ 14,7 milhões em mais de 190 mil kits escolares, garantindo um retorno às aulas em 17 de fevereiro com tranquilidade. “A Educação é fator chave para alcançarmos nossos objetivos, de trazer o desenvolvimento que projetamos para Mato Grosso do Sul”, disse o governador Eduardo Riedel.
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, destacou que os materiais entregues antes do início do Ano Letivo são fundamentais para que os estudantes da Rede tenham qualidade e conforto nos estudos. “Com a reestruturação da logística, conseguimos antecipar bastante a entrega dos kits escolares do Ano Letivo de 2025. Assim, nossos estudantes já iniciam o ano com seus materiais em mãos, o que representa nosso comprometimento com a aprendizagem de cada um”, finalizou.