Referência e destaque nacional, a Rede Hemosul MS completou 36 anos de história de apoio e contribuição com a saúde pública de Mato Grosso do Sul, salvando vidas através da doação de sangue. Além de desempenhar este papel essencial, a rede possui “cases de sucesso” que estão sendo replicados em outros estados.
O Hemosul comemorou o aniversário no domingo (8). A rede dispõe de 12 unidades no Estado, sendo três na Capital e nove no interior, com uma média de 5.635 candidatos à doação por mês e 4.668 bolsas coletadas mensalmente, distribuindo 104 mil hemocomponentes (hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado) por ano.
“Nós somos uma rede 100% pública e atendemos todos os hospitais públicos e privados do Mato Grosso do Sul. A importância do Hemosul para a saúde coletiva e pública do Estado é imensa. A doação solidária chega aos hospitais para atender os pacientes. Temos que parabenizar toda a equipe do Hemosul, que vive a causa do sangue. Sem eles não conseguiríamos atender a população com qualidade”, afirmou a coordenadora do Hemosul, Marina Salwada.
Com o lema de salvar vidas, a rede conseguiu construir “cases de sucesso” que são usados como referência e estão sendo copiados em outros estados. Entre eles está o “Selo Conexão Hemosul”, concedido a empresas parceiras que contribuem com campanhas de doação, apoio institucional ou cooperação técnica e financeira. Este selo foi adotado pelo Hemocentro de Brasília e outras instituições de fora do Mato Grosso do Sul.
Outra inovação inédita no Brasil foi a criação do aplicativo para cartão e declarações digitais do doador, integrado ao programa “MS Digital”, em parceria com o CTEC da SES (Secretaria Estadual de Saúde). Este modelo despertou o interesse da Secretaria de Saúde do Espírito Santo, que pretende implantá-lo no HEMOES (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo).
Referência Nacional
As ações do Hemosul tornaram-se referência nacional, com a rede ganhando o prêmio “Roche Farma Brasil” em 2022 pelo projeto de brinquedoteca e biblioteca para crianças com hemofilia. Este espaço, criado no Hemosul do Hospital Regional do MS, Hemosul Santa Casa e no Hemosul Coordenador, promove lazer, bem-estar e educação para crianças com hemofilia.
Outro destaque é o NAT (Laboratório de Tecnologia Biomolecular) do Hemosul, entre os 13 sítios testadores do Brasil. Esta tecnologia de última geração para exames sorológicos está em funcionamento desde 2011 no Hemosul Coordenador, atendendo Mato Grosso e outros estados em casos de contingência.
O projeto “Ambulância Terapia” atende pacientes com hemofilia que não podem buscar os “fatores” de tratamento, com ambulâncias levando os medicamentos até os pacientes, inclusive na zona rural do Estado.
Doação para Salvar Vidas
Apesar de todo o esforço e dedicação da Rede Hemosul, sua tarefa só é cumprida com a participação dos doadores. O médico-veterinário Leandro Menezes, de 32 anos, destaca a importância de doar sangue regularmente. A dentista Suzana Rezende também enfatiza a importância da doação, especialmente após ver seu pai necessitar do ato solidário.
Além da rotina semanal de atendimento, o Hemosul realiza ações especiais em datas importantes como o “junho vermelho” e o dia nacional do doador de sangue, em 25 de novembro. Para doação de medula óssea, há o dia mundial em 3° sábado de setembro e a semana nacional de 14 a 21 de dezembro.
Para mais informações sobre como ser um doador, acesse o site do Hemosul com todas as regras e horários de atendimento das unidades.
Se precisar de mais alguma coisa, estou aqui para ajudar! 😊