Com a presença do governador Eduardo Riedel e da primeira-dama Mônica Riedel, a Expogenética MS foi oficialmente aberta ontem (1º) no Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande. Considerado o maior evento agropecuário voltado à raça nelore no Mato Grosso do Sul, a feira conta com uma programação diversificada, que inclui leilões, exposições, shows e rodeios, e se estenderá até o dia 10 de novembro.
Durante a abertura, o governador destacou o papel do evento para a valorização cultural e econômica do estado: “A Expogenética fortalece nossa cultura, nossa cadeia produtiva e nossa tradição pecuária, representando o orgulho sul-mato-grossense em eventos como o rodeio da PBR, que reforça nossas raízes no setor,” disse Riedel.
A raça nelore compõe cerca de 90% do rebanho bovino de Mato Grosso do Sul, que é estimado em 18,6 milhões de cabeças. Adaptada ao clima do Centro-Oeste, a raça tornou-se uma referência em genética de corte, sendo exportada para todo o Brasil. “A Expogenética consagra a força da genética sul-mato-grossense para o País,” afirmou Paulo Matos, presidente da Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Nelore (Nelore-MS).
A programação da Expogenética inclui o 1º Leilão de Touros de Rodeio do Brasil, onde serão comercializados dois touros campeões mundiais da PBR, maior organização de montaria em touros do mundo. Além disso, o evento recebe uma etapa do Campeonato Mundial da PBR, onde o vencedor garantirá vaga para a grande final em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Durante os 12 dias de evento, os participantes poderão conferir 10 leilões, palestras técnicas, provas equestres, exposições, parque de diversões, praça de alimentação e shows nacionais. O governador também ressaltou a importância de iniciativas como a Expogenética para a economia do estado: “A feira mostra a resiliência e a capacidade do produtor em inovar e se adaptar, promovendo um ambiente dinâmico para toda a cadeia produtiva,” concluiu Riedel.