As chuvas na região do Pantanal sul-mato-grossense superaram a média histórica durante o mês de outubro, contribuindo para o controle dos focos de incêndios florestais no bioma. Nos primeiros 27 dias do mês, precipitações significativas foram registradas, especialmente durante o último fim de semana, devido à passagem de uma frente fria.
A meteorologista Valesca Fernandes, do Cemtec, destacou que essa mudança no padrão de chuvas indica uma transição do período seco para o chuvoso, com previsões para o próximo mês sugerindo que as chuvas devem se manter próximas à média histórica.
Com um acumulado de 148,4 mm, a região de São Francisco se destacou, seguida por Corumbá, com 115 mm, e Bela Vista do Norte, com 81,4 mm. Enquanto isso, o Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS) continua suas operações para controlar e extinguir incêndios, que tiveram uma redução significativa graças ao aumento da umidade e à queda nas temperaturas. As equipes de combate permanecem vigilantes, monitorando áreas críticas para evitar novos focos e proteger o bioma e a população local.