Vai ser voto a voto e litrinho de Rivotril com gelo neste domingo em Campo Grande (MS). A última pesquisa Ranking mostra que neste dia 6 de outubro os nomes que irão para o segundo turno só serão conhecidos após a apuração, já que os resultados indicam um cenário de empate técnico entre os principais candidatos.
No cenário espontâneo, Rose Modesto, do União Brasil, lidera com 23% das intenções de voto, seguida de perto por Beto Pereira (PSDB-MS) com 22% e a atual prefeita Adriane Lopes (PP) com 21%. Os dados mostram que todos estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro permite essa interpretação. O levantamento também destaca a evolução das intenções de voto: Rose Modesto subiu de 11,4% para 22%, Beto Pereira passou de 5,2% para 19%, e Adriane Lopes de 10,2% para 16% nas últimas semanas.
Outros candidatos, como Camila Jara (PT-MS) com 5%, Beto Figueiró (Novo) com 1,6%, Ubirajara Martins (DC) com 0,5%, Luso Queiroz (PSOL) com 0,3% e Jorge Batista (PRO) com 0,1%, aparecem em posições distantes. Além disso, a pesquisa indicou que 26,45% dos eleitores ainda estão indecisos sobre suas escolhas.
No cenário estimulado, onde os eleitores são apresentados a uma lista de candidatos, Rose Modesto mantém a liderança com 26,2%, seguida por Beto Pereira com 25,3% e Adriane Lopes com 24,3%, novamente em empate técnico. Camila Jara e Beto Figueiró aparecem com 7% e 3%, respectivamente.
Quando considerados apenas os votos válidos, Rose Modesto também se destaca, somando 30,1%, enquanto Beto Pereira e Adriane Lopes têm 29,1% e 28,15%, mantendo a competitividade. Camila Jara registra 8,05% e Beto Figueiró 3,45%.
A pesquisa também trouxe à tona a questão da rejeição entre os candidatos. Adriane Lopes lidera com 20%, seguida por Beto Pereira com 18% e Camila Jara com 13%. Rose Modesto apresenta um índice de rejeição de 8%, enquanto outros candidatos, como Jorge Batista e Luso Queiroz, exibem percentuais ainda menores.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MS-06826/2024, encomendada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, revela um panorama competitivo para as eleições municipais em Campo Grande. Realizado entre os dias 4 e 5 de outubro, o estudo ouviu 2.000 eleitores de diversas regiões da cidade, incluindo os distritos e áreas rurais. Com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%,