Na última sexta-feira (27/9), a Seção de Investigações Gerais (SIG) da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Dourados, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu mais de 28 mil quilos de maconha na MS-156, em Amambai. A ação ocorreu durante uma investigação sobre roubo e desvio de cargas, afetando produtores da região de fronteira.
Os policiais abordaram um caminhão bitrem com placas do Rio Grande do Sul, que estava trafegando em área de interesse da União, indicando possível prática de desvio de cargas. O motorista, identificado como P.C.P. (47), revelou que carregou milho em Maracaju e trocou parte da carga por maconha em Ponta Porã, mantendo apenas o suficiente de milho para ocultar os fardos de droga, que seriam levados até Marau (RS).
Ele ainda mencionou que receberia a carreta como pagamento pelo transporte da droga. A operação contou com o apoio logístico do Exército, através da 4ª Brigada e do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Amambai. Esta apreensão é considerada uma das maiores do ano no Brasil, resultando em um prejuízo estimado de R$ 56 milhões para o crime organizado.