A candidata à prefeita de Campo Grande, Rose Modesto (União Brasil), apresentou o programa “Pra Frente Social” como um dos pilares de seu plano de governo. Entre as principais propostas estão a construção de seis mil moradias e a criação da Casa da Cidadania, um centro dedicado ao atendimento de pessoas em situação de exclusão social, oferecendo suporte psicossocial e encaminhamento para o mercado de trabalho.
Com o objetivo de combater a favelização na Capital, Rose pretende expandir os programas habitacionais existentes e lançar o projeto “Sai da Lona”, que visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente mulheres vítimas de violência.
O “Sai da Lona” prevê a construção de quatro mil unidades habitacionais gratuitas, com 25 metros quadrados, incluindo banheiro e cozinha integrada à sala. O financiamento do projeto será realizado por meio de recursos provenientes de tributos, utilizando a desvinculação de receitas estabelecida pela emenda constitucional 132/2023.
Rose também propõe a implantação do ‘Morando Legal’, um programa de habitação popular para a construção de 2 mil casas com recursos dos governos federal, estadual e emendas parlamentares.
Já a Casa da Cidadania vai nascer com a missão de desenvolver políticas públicas transversais para as minorias e população em situação de rua. “Vamos combater todo tipo de preconceito e discriminação, promovendo a cultura da paz”, afirmou Rose.
O projeto terá investimento em cursos profissionalizantes para inclusão no mercado de trabalho, atendimento humanizado à saúde, como para povos originários, além de intérprete em idioma nativo. A Casa Cidadania inclui ainda a implantação da central de intérpretes de libras.
Moradores de rua
A candidata a prefeita realizará levantamento e monitoramento da população em situação de rua, com a participação ativa de organizações não governamentais e equipe multidisciplinar, para formulação de políticas e estratégias específicas, visando oferecer assistência social, acesso à saúde, oportunidades de moradia e reinserção socioeconômica.
Mulheres e idosos’
Na gestão de Rose, será criada diretoria específica para estimular, capacitar e incentivar o empreendedorismo feminino, respeitando suas peculiaridades, para promover a paridade de gênero e a participação das mulheres na política e no mercado de trabalho, implementando ações que garantam a igualdade de oportunidades e direitos.
O plano de governo da candidata propõe o desenvolvimento de políticas de envelhecimento ativo, com combate à exclusão social da pessoa idosa a partir do Programa ‘Envelhecer Melhor’. Uma das ações será a criação do Cartão Municipal do Idoso para oferecer uma rede de serviços e cuidados à melhor idade.
O plano de governo da candidata Rose Modesto incluiu ainda a criação do Projeto ‘Florescer’ para proporcionar arte, cultura, esporte, lazer, reforço escolar e qualificação profissional, atendendo a população das sete regiões da cidade e distritos.