O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Serviço Regional de Saúde), promove a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite até o dia 14 de junho. O estado tem estimativa de 245.726 crianças atendidas e já disponibilizou doses suficientes para vacinar 100% da população do município. As equipes da cidade foram treinadas para implementar esta estratégia nas áreas.
Esta ação visa aumentar a capacidade de vacinação e por isso é fundamental a participação de todas as crianças menores de 5 anos. Para se vacinar, os pais devem levar o filho à UBS (Unidade Básica de Saúde) local com a carteira de vacinação.
A poliomielite, uma doença infecciosa perigosa, é caracterizada pela infecção pelo poliovírus que causa paralisia assimétrica e irreversível dos músculos das extremidades inferiores. Em casos extremos, pode levar à morte e a vacinação é a principal forma de prevenção.
Para Frederico Jorge Pontes de Moraes, gerente de vacinas e doenças evitáveis, a estratégia de vacinação é importante para reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, eliminado no país desde 1994.
“A poliomielite traz complicações graves ao longo da vida. Entretanto, graças a vacinação a doença foi freada no Brasil. Como ainda há circulação do vírus em outros países, é fundamental que mantenhamos o alerta”, afirma.
A expectativa é imunizar 95% das crianças entre um e menores de cinco anos de idade. No ano de 2022, última campanha nacional, Mato Grosso do Sul alcançou 73,95% da meta, de acordo com o Painel de Monitoramento da Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde.
Atualmente, o país está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). A previsão é de que a medida seja adotada no segundo semestre de 2024.
As crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da VIP – Vacina Inativada Poliomielite), e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP (Vacina Oral Poliomielite), desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.