A ponte sobre o rio Paraguai, na rodovia BR-262, em Colomba, passará por uma fase crítica de reabilitação no próximo final de semana. O fechamento total da via de acesso necessária à construção do terceiro ponto terá início às 17h de sábado (25) e seguirá até as 12h de domingo (26).
A Agesul (Autoridade Empresarial Nacional), vinculada à Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística), disse que o fechamento total da ponte, com duração estimada de 19 horas, é fundamental para atividades simultâneas de concretagem em dois locais distintos. Este processo resultará em maior movimentação da plataforma antes e depois do período de cura do concreto.
Próximas fases
Após esta fase, serão executadas as juntas de material específico definido no projeto e a substituição de 48 aparelhos de neoprene. A Agesul ressalta que, com a conclusão desta etapa, prevista para a primeira quinzena de junho, as estruturas metálicas serão recolocadas nos apoios em um período de mais sete dias após a concretagem.
Este é o tempo mínimo de cura necessário para liberar o trânsito sobre a laje concretada, sendo necessário continuar operando
Passagem na Ponte
Em situações de emergência, como o tráfego de ambulâncias, serão adotadas medidas para garantir uma passagem segura, com o acompanhamento de veículos de apoio designados pela Agesul. A interdição é essencial para assegurar a completa restauração estrutural da ponte.
Por meio de um planejamento cuidadoso para minimizar os impactos no tráfego local, os trabalhos têm sido realizados com total responsabilidade pela Agesul, considerando que a ponte recebe diariamente veículos de passeio e de carga.
“Pedimos mais uma vez a compreensão da população neste momento. Estamos com a obra já em estágio avançado, e esta é uma etapa fundamental para garantir a integridade estrutural da ponte e trazer mais segurança às pessoas que passam por aqui”, destaca o secretário Helio Peluffo, da Seilog.